Conselho Curador do Museu do Meio Ambiente toma posse
20/12/2013

O Conselho irá contribuir para a consolidação do Museu, avaliar e propor projetos e recomendar ações que promovam a instituição e o cumprimento de sua missão.

Formado por intelectuais atuantes nas áreas de museologia, história, ciência, sustentabilidade e biodiversidade, o Conselho foi empossado pela presidente do JBRJ, Samyra Crespo, em cerimônia nesta sexta-feira, 20 de dezembro, na sala multimídia do Museu.

Samyra Crespo destacou que o Jardim Botânico - que lidera importantes projetos de pesquisa e tem relevante papel no cumprimento das metas do Brasil com a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) - é ainda uma instituição que precisa estabeler um melhor diálogo com a cidade que se moderniza. Segundo a presidente, o Museu tem um importante papel nesse sentido: "Embora este prédio seja antigo, o Museu do meio Ambiente é a área mais recente do Jardim, é algo ainda novo, e muitas coisas que precisamos fazer hoje no Jardim dependem da consolidação do Museu".

A chefe interina do Museu do Meio Ambiente, Alda Heizer, afirmou que a decisão de formar um Conselho Curador demonstra compromisso com a continuidade das iniciativas que estão sendo tomadas. Alda expôs o que considera os três principais desafios do Museu neste momento: comunicar bem os conhecimentos que são produzidos no Jardim Botânico, definir o perfil do Museu com suas especificidades, em um diálogo com instituições análogas, e liderar um projeto de memória institucional do JBRJ.

Integram o Conselho Curador do Museu do Meio Ambiente como membros natos a presidente do JBRJ e os diretores Rogério Gribel (Pesquisa), Renato Cader (Gestão), Claudison Rodrigues (Ambiente e Tecnologia) e Neusa Tamaio (Escola Nacional de Botânica Tropical), além da chefe interina do Museu, Alda Heizer, do futuro chefe, o físico Henrique Lins de Barros (CBPF), e da museóloga do JBRJ Luisa Rocha. Os membros convidados são o físico Ildeu de Castro Moreira (SBPC), as historiadoras Maria Inez Turazzi (Iphan), Magali Romero Sá (Fiocruz), Maria Esther Alvarez Valente (Mast), Maria Margaret Lopes (UNB - Unicamp), a museóloga Diana Farjalla Correia Lima e o engenheiro florestal e ecólogo Fabio Scarano (Conservação Internacional).

Saiba mais sobre o Conselho de Curadores do Museu do Meio Ambiente

cdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página