Lançamento do Ano Internacional das Florestas e Inauguração de exposição sobre o Cerrado
21/3/2011

Evento contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Exposição ocupará o Espaço Tom Jobim até 20 de maio.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, faz, nesta terça-feira, 22/3, o lançamento oficial, do Ano Internacional das Florestas no Brasil. O evento acontece no Espaço Tom Jobim, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, às 19h, juntamente com a inauguração da exposição “Cerrado, a mãe d'água”, e termina com show de Milton Nascimento e Tavinho Moura, no Teatro Tom Jobim.

O Ano Internacional, definido pela ONU, visa sensibilizar a sociedade para a necessidade de preservar as florestas para a sustentabilidade da vida na Terra. O tema é “Proteja as florestas. Elas protegem você”. No evento, também será lançado o sítio eletrônico do Ano Internacional das Florestas. Alunos da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia farão uma apresentação com instrumentos produzidos por eles mesmos, com madeira de árvores pouco conhecidas, não ameaçadas e de origem certificada.

Segundo dados do MMA , “o Brasil é o país com maior extensão de florestas tropicais. Só a Amazônia responde por cerca de 26% das florestas tropicais remanescentes no mundo. Alguns dos mais ricos biomas mundiais são encontrados no país, que detém mais de 20% do número total de espécies do planeta”.

Exposição – “Cerrado, a mãe d’água” tem curadoria de Paulo Jobim e ocupará o Galpão das Artes, parte do complexo arquitetônico do Espaço Tom Jobim. O Cerrado é apresentado, primeiramente, por meio de um mapa e um vídeo focando aspectos do clima – os ventos, a terra e as águas. O visitante também verá, em fotos e vídeos, a flora e a fauna daquele bioma, os indígenas que o habitam e a atual presença do gado e do sertanejo, em uma sala com projeção vertical de fotografias aéreas.

As imagens das primeiras salas foram registradas pelo fotógrafo Cafi, Carlos Assunção Filho, que percorreu o sertão de Guimarães Rosa. O público também terá a oportunidade de assistir a dois filmes do cinegrafista Serginho Bernardes ambientados no Cerrado e ao documentário “Cerrado Urgente”, do jornalista Washington Novaes, que apresenta uma visão científica os problemas que ameaçam o bioma.

EXPOSIÇAO CERRADO, A MÃE D'ÁGUA
De 22 de março a 20 de maio de 2011.
De terça a domingo, das 10h às 17h - Galpão das Artes - Espaço Tom Jobim - Jardim Botânico do Rio de Janeiro

SHOW NOITE DO SERTÃO
Com Tavinho Moura e Milton Nascimento
Diua 22 de março, às 20h30
Ingressos limitados: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
Vendas na bilheteria do teatro, segunda e terça, das 14h às 18h, ou na Ingresso.com

O Espaço Tom Jobim fica na Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Informações: 2274 – 7012

 

 

 

 

 

volta à primeira página