Atividades gratuitas na Coleção de Plantas Medicinais
21/3/2011

Lançamento de livro, exibição de documentário e palestra com etnias indígenas são as atrações da Coleção nas próximas quintas-feiras de março.

Na quinta-feira, 24, às 15h, será lançada a 3ª edição do livro Plantas Medicinais, de Mara Zelia de Almeida. Professora Doutora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a autora aborda em sua publicação informações científicas sobre as plantas medicinais, como as práticas de uso, rituais e principais cuidados.

Na outra quinta, dia 31, também às 15h, será exibido o filme Baniwa: uma história de plantas e curas, documentário em DVD de Stella Penido, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na sequência haverá um bate-papo com integrantes de diversas etnias indígenas da região amazônica para falar sobre o uso de plantas medicinais nas tribos.

Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo telefone (21) 2294-6590. A sala de eventos comporta 50 pessoas.

A Coleção Temática de Plantas Medicinais e as atividades têm patrocínio do Herbarium. A Coleção se localiza ao lado do Parque Infantil do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Inpa, Adalberto Luis Val, é o palestrante convidado, na quarta-feira, 23/3, às 10h.

A Aula Inaugural da Escola Nacional de Botânica Tropical se realizará em 23 de março, às 10h, no Auditório da Escola. Pós-doutor pela Universidade da Columbia Britânica (Canadá), Adalberto Val falará sobre os desafios para o estudo da biodiversidade na Amazônia.

O Dr. Val é presidente do Inpa desde 2006. Foi incluído na Legião de Honra da Sociedade Americana de Pesca, Seção de Fisiologia, em 2000; recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002 e, em 2004, recebeu o Prêmio Excelência também da Sociedade Americana de Pesca, por sua contribuição científica na área de fisiologia e bioquímica de peixes. Entre outras coisas, dedica-se ao estudo das causas e consequências dos desequilíbrios regionais.

O endereço da ENBT é Rua Pacheco Leão, 2040, Horto, Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

volta à primeira página