JBRJ e Biblioteca Nacional celebram acordo de cooperação técnica
21/5/2012

JBRJ e Biblioteca Nacional celebram acordo de cooperação técnicaImportantes periódicos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro passam a fazer parte do projeto Rede da Memória Virtual Brasileira.

Pelo acordo firmado entre o JBRJ e a Biblioteca Nacional para a participação no projeto Rede da Memória Virtual Brasileira, serão digitalizadas as revistas Rodriguésia e Arquivos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, dois dos títulos mais relevantes publicados pelo Jardim Botânico em seus mais de 200 anos de história. A cerimônia de assinatura teve lugar na sede da Biblioteca Nacional, no Centro, na quinta-feira, 17 de maio.

A bibliotecária do JBRJ Cristiana Amarante explica que a digitalização se dá por meio de modernos e potentes escâneres, com a indexação completa dos artigos, permitindo a recuperação de qualquer um deles por meio de qualquer palavra do texto. O material será disponibilizado online tanto no sítio eletrônico do projeto Rede da Memória Virtual Brasileira quanto no do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. “Dessa forma, será incrementado o acervo de publicações digitais da instituição, seguindo a tendência mundial de formação de acervos bibliográficos digitais”, diz Cristiana.

A bibliotecária informou também que, futuramente, será feita a digitalização dos títulos Contributions du Jardin Botanique de Rio de Janeiro par J. Barbosa Rodrigues e do Boletim do Museu Botânico Kuhlmann.

Cristiana ressaltou que o acordo contribui também para a participação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro como uma das Unidades de Informação da Base Biodiversity Heritage Library – Scientific Electronic Library Online, a BHL-Scielo, que tem o Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Biblioteca Nacional como membros de seu Comitê Consultivo.

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página