Parceria entre AAJB e Centro de Visitantes para viabilizar projeto de visitas guiadas completa 12 anos
21/8/2008

Há 12 anos, o Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro desenvolve uma parceria com a Associação de Amigos do Jardim Botânico para viabilizar um projeto de visitas guiadas no parque. Esse projeto faz parte do programa de interpretação ambiental, que proporciona ao visitante uma maior interatividade homem-natureza, em que é fundamental conhecer para preservar e conservar o meio ambiente. Existem dois tipos de visitas guiadas oferecidas atualmente: a que é feita no carro elétrico e as que são feitas a pé, ambas destinadas a visitantes. A do carro, que atende a 20.000 pessoas por ano, é feita em um veículo movido a energia elétrica com capacidade para sete pessoas. Nesta visita, que tem duração de 40 minutos, o motorista faz o papel de guia, e para participar é preciso fazer um agendamento na hora no próprio Centro de Visitantes, com prioridade para idosos, gestantes, deficientes e portadores de necessidades especiais. O carro elétrico faz um percurso visando aspectos históricos, naturais e culturais e está disponível na parte da manhã de 9h às 11h e, à tarde, de 13h às 16h.

Para as visitas a pé, feitas por 30.000 pessoas por ano, o Jardim conta com cinco guias, estudantes universitários, bilíngües, treinados pela equipe do
Centro de Visitantes, que ficam à disposição diariamente, em dois turnos, das 8h30 às 17h. A visitação pode ser marcada previamente por telefone, fax ou e- mail, mas caso alguém solicite, também pode ser feita sem agendamento prévio, desde que tenha algum guia disponível. Nesta visita, que tem 1h30 de duração, são mostrados os pontos importantes do parque. Para aqueles que optam pela visita sem o guia, existe ainda a possibilidade de fazer uma visita mais rápida, pelos pontos básicos, ou ainda o interessado pode apenas receber informações no mapa. Os mesmos guias são usados em visitas especiais agendadas pela presidência do Jardim, nas quais os visitantes são pessoas ilustres.

(texto cedido pela AAJB)

 

 

 

 

 

volta à primeira página