Temas ambientais estão em foco na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim
21/10/2010

O reaproveitamento das águas do Rio Guandu, a coleta de materiais de pesquisa botânica, a reutilização do óleo de cozinha e a construção de casas sustentáveis são alguns dos temas tratados pelas diversas instituições participantes.

Louise Simões

Toda a área que vai da entrada da portaria 1008 da rua Jardim Botânico até o Centro de Visitantes do JBRJ está dedicada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com tendas, estandes e atividades também na Biblioteca e na Casa de Pacheco Leão. A tenda que reúne o maior número de atrações está montada no gramado em frente ao Centro de Visitantes.

No estande da Nova Cedae, por exemplo, foi instalada uma maquete que explica o funcionamento da estação de tratamento de água do Rio Guandu. Com o sistema, composto de filtros e decantadores específicos para retirada de partículas de sujeira da água e tratamento químico com adição de cloro e regulagem de acidez, as águas do rio são reaproveitadas para consumo doméstico. Atualmente, cerca de 30% do volume do Guandu é utilizado para consumo.

No estande do Espaço Biodiversidade, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro montou, na parte da manhã, uma oficina de exsicatas, amostras de plantas secas devidamente classificadas e acondicionadas em papel específico para arquivos em herbários. Na oficina, os participantes têm a oportunidade de fazer uma exsicata, conhecer o processo de secagem e catalogação e entender um pouco mais sobre o trabalho dos botânicos. Além disso, o espaço também exibe, entre outras coisas, exemplares da alga Kappaphicus alvarezii, rara no Brasil, da qual se extrai carragena, utilizada em larga escala na indústria alimentícia.

Já a Escola Parque está presente com um estande explicativo sobre construções sustentáveis e produção artesanal de sabão. O visitante tem a oportunidade de ver como uma casa sustentável reutiliza os recursos de água e energia solar, criando um ciclo de reaproveitamento constante.

A mostra vai até o próximo domingo (24/11).

Fotos

 

 

 

 

 

volta à primeira página