Tenda em frente ao Museu do Meio Ambiente oferece atividades que sensibilizam para a biodiversidade
21/10/2010

O primeiro dia de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico contou com a participação de diversas escolas, famílias e interessados por ciência.

Bárbara Secco

Durante esta semana, logo na entrada da portaria da rua Jardim Botânico, 1008, os visitantes do Jardim encontram uma tenda montada em frente ao Museu do Meio Ambiente. Nela foram distribuídos estandes com atividades promovidas pelos setores de Plantas Medicinais, Compostagem e Responsabilidade Socioambiental do JBRJ como parte da SNCT.

No estande Plantas Medicinais na Biodiversidade, o público tem a oportunidade de ver de perto, entre outras plantas, a famosa aloe vera, também conhecida como babosa, e outras espécies da flora usadas na fabricação de remédios e cosméticos. Os visitantes também passam pela experiência de descobrir as plantas através dos sentidos. Em caixas fechadas, ervas como alecrim e manjericão são reconhecidas por meio do olfato e do tato, e sementes e folhas são sentidas pelos pés.

Os monitores explicam sobre o uso tradicional das plantas medicinais, além de outras funcionalidades que elas possuem. Também é mostrado ao público o processo de extração dos compostos das plantas para a fabricação de medicamentos em cápsulas e comprimidos. O estande de Plantas Medicinais funcionará até sexta-feira, mas quem tiver interesse sobre o assunto pode visitar a Coleção de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro o ano inteiro.

A Mini-usina de Compostagem mostra um pouco do processo feito no JBRJ com as folhas e galhos recolhidos no Arboreto. Esses materiais são separados e processados, transformando-se em adubo orgânico, usado para o condicionamento dos solos no Jardim.

A Oficina de Jardinagem & Confecção de vasos para plantio foi uma das mais concorridas. Nela, o visitante aprende sobre a biodiversidade florística, plantando espécies ornamentais e aromáticas, e ainda confecciona seu próprio vasinho. A oficina é oferecida pelo Espaço de Difusão/Centro de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ.

Os eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no JBRJ seguem até o dia 24/10, sempre das 9h às 17h. A área em torno do Centro de Visitantes tem wi-fi liberado.

Fotos

 

 

 

 

 

volta à primeira página