JBRJ realiza seu primeiro Simpósio de Responsabilidade Social
21/10/2013

O Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora seus 24 anos de existência promovendo, em 30 de outubro, seu I Simpósio de Responsabilidade Socioambiental.

O evento, que acontece no Teatro Tom Jobim das 9h às 17h15, tem na programação duas palestras magnas - na abertura e no encerramento, e duas mesas redondas sobre "Experiências de gestão socioambiental e responsabilidade social", com debatedores de diferentes instituições e empresas. Entre os debatedores estão o desembargador Siro Darlan e o para-atleta Carlos Alberto da Silva

Além disso, no foyer do Teatro serão dispostos painéis com textos e fotos históricas, formando uma Linha do Tempo do Centro de RSA do JBRJ.

As vagas são limitadas. A inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente no Centro de Responsabilidade Socioambiental, pelo telefone 21-3204-2886 ou pelo email agobatto@jbrj.gov.br.

O Simpósio tem apoio da Faperj.

Confira a programação:

Dia 30/10/2013

8h30 – 9h: Credenciamento e entrega de material

9h – Solenidade de Abertura

9h10 – 10h: Palestra de Abertura - Meio ambiente e inclusão social no Brasil
Palestrante: Ana Carla Leite de Almeida (Ministério de o Meio Ambiente – Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental (DCRS) – Gerente de Projetos)

10h30 - Mesa redonda 1 – Visão Acadêmica - mediador Claudison Rodrigues de Vasconcellos (Diretor de Ambiente e Tecnologia/JBRJ)

- Avaliação: tendências e tendenciosidades, com Thereza Penna Firme – Doutora em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford, Califórnia. Coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação Cesgranrio.

- Responsabilidade Socioambiental pública e privada, com Laura Calixto - Doutora em Administração de Empresas - FGV-SP, professora adjunta do departamento de Ciências Contábeis da Unifesp.

- Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais, com Philippe Pomier Layrargues - Biólogo, mestre em Psicologia Social e doutor em Ciências Sociais, professor da UnB no curso de graduação em Gestão Ambiental.

- Centro de Responsabilidade Socioambiental: 24 anos do projeto Educação e Trabalho, com Ulisses Souza – Engenheiro agrônomo do Centro de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ (XR3)

12:00 h – Almoço

14h – 16h - Mesa redonda 2 – Visão da Sociedade - mediador Renato Cader (Diretor de Gestão/JBRJ)

- Ações socioambientais: uma parceria de sucesso na inciativa privada e pública, com Ana Cristina Curia - Gerente de Saúde e Segurança e Meio Ambiente da empresa STIHL. Engenheira química e engenheira de Segurança do Trabalho, doutora em Engenharia Ambiental (UFRGS) e especialista em Gestão de Pessoas (Unisinos – RS).

- Turismo sustentável inclusivo, com Carlos Alberto da Silva – Engenheiro químico pela UNAERP, guia de turismo e para-atleta na modalidade basquete sobre rodas.

- Ações ambientais na Vale, com Victor Libanio – Gerente de Socioeconomia e Desenvolvimento de Relações com Comunidade da Vale.

- Impacto das ações sociais no meio ambiente, com Siro Darlan de Oliveira - desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro,  membro da Associação Juízes para a Democracia e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

16h30 – 17h15: Palestra de encerramento - Capitalismo ético no Brasil
Palestrante: Samyra Crespo - Presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página