Livro registra trabalho do JBRJ no projeto Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável
22/4/2010

Louise Simões

Na terça-feira, 20/4, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançou a publicação “Roteiro: Diversidade e Evolução”, sobre projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental em parceria com escolas municipais e outras instituições científicas.

O livro foi lançado em evento realizado na sede do Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico (NEA), na residência de Pacheco Leão. Estiveram presentes professoras e diretoras das escolas envolvidas, representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE's), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e do Tecendo Redes na Fiocruz.

Coordenado por Maryane Vieira Saisse, o livro resulta das atividades desenvolvidas em 2008 como parte do projeto “Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável”. A publicação de 44 páginas trata, em seus 7 capítulos, das questões abordadas com professores e alunos em visitas ao arboreto do JBRJ. Os principais temas abordados são a conservação da biodiversidade, a diversidade étnica e cultural e a Teoria da Evolução. A metodologia das atividades é explicada, assim como os principais conceitos utilizados no projeto.

O Tecendo Redes iniciou suas atividades em 2007 e é uma parceria que envolve o JBRJ, a Secretaria Municipal de Educação (SME), o Museu de Astronomia e Ciências Afins, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e escolas da rede municipal e estadual. O trabalho procura integrar instituições de pesquisa científica e escolas, promovendo, ao longo de todo o ano letivo, atividades de educação e popularização da ciência.

No lançamento, algumas ações deste trabalho mereceram destaque. Uma delas é a Caixa da Diversidade Itinerante, que circula entre escolas participantes com materiais de pesquisa botânica, jogos, conteúdo impresso e audiovisual, além de materiais produzidos pelos alunos.

Durante o evento, Márcia Vinchon, representante da SME, destacou a importância da metodologia de ensino utilizada e da integração entre escola e organização científica: “O Tecendo Redes trabalha sempre respeitando a cultura da instituição de ensino de forma a não conflitar com a dinâmica da escola”, disse.

Em 2010 as atividades do Tecendo Redes serão sobre o tema “Ciência para sustentabilidade”. As instituições, junto com as escolas envolvidas, terão uma série de reuniões, ainda durante o mês de abril, para traçar ações educacionais a serem realizadas durante o ano.

fotos

 

 

 

 

 

volta à primeira página