Workshop sobre Espécies Ameaçadas de Extinção
22/6/2010

Cientistas se reúnem de 22 a 24 de junho, na ENBT, para discutir propostas de programa nacional de conservação e de sistema de informação sobre plantas ameaçadas de extinção.

O Centro Nacional de Conservação da Flora – CNCFlora organiza o Workshop sobre Espécies Ameaçadas de Extinção, nos dias 22, 23 e 24 de junho, com a participação de biólogos e ecólogos de diversas instituições brasileiras e convidados da África do Sul, Austrália, Reino Unido e Equador.

O objetivo principal do workshop é determinar um posicionamento nacional acerca de conceitos, metodologias e protocolos a serem adotados para estabelecer a proposta de um Programa Nacional de Conservação de Espécies Ameaçadas da Flora Brasileira, assim como estabelecer os requisitos básicos necessários para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Informações para
a Conservação da Flora (SNIC-Flora).

No encontro, o CNCFlora apresenta as análises que produziu sobre o sistema atualmente adotado para a confecção da lista oficial de espécies ameaçadas, ressaltando os pontos fortes e as deficiências do modelo em uso. Além disso, as experiências e modelos de elaboração e gestão de listas por outros países mega-diversos são tema de palestras dos especialistas estrangeiros convidados.

O CNCFlora foi criado em 2008, como uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA/PROBIO II) com recursos financeiros provenientes do Global Environmental Facility (GEF) e de contrapartidas institucionais. O Centro tem o mandato de coordenar esforços para alcançar os objetivos e metas da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC) no Brasil.

Para o coordenador do CNCFlora, Gustavo Martinelli, “a promoção de debates entre os cientistas e os tomadores de decisão, com a colaboração de pesquisadores do mundo todo, é essencial para que o país possa cumprir os compromissos assumidos na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da qual a Estratégia Global faz parte.

 

 

 

 

 

volta à primeira página