Colóquio Internacional Glaziou no Palácio Capanema de 23 a 25 de setembro
22/9/2009

O presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, abre o Colóquio internacional interdisciplinar “A Atualidade da Obra de Auguste Glaziou”, que acontece de 23 a 25 de setembro de 2009, 9h às 18h, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro.

Integrando a comemoração do Ano da França no Brasil, o colóquio aborda a formação paisagística dos espaços livres públicos e privados no Brasil a partir da obra do paisagista francês Auguste Glaziou (1828-1906). O evento antecede a exposição Glaziou e os Jardins Sinuosos que ocupará o Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio, a partir de 29 de outubro.

Além de Liszt Vieira, comporão a mesa de abertura, dia 23, às 9h, o embaixador francês Antoine Pouilliete, o diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte, Ricardo Resende, o prof. Jean-Yves Mérian (Université de Rennes 2), responsável científico do evento, o prof. Carlos Terra (UFRJ), e a profª Angela Ancora da Luz, diretora da Escola de Belas Artes (UFRJ). No mesmo dia, às 16h10, a pesquisadora Ana Rosa Oliveira, do JBRJ, dará a palestra A Paisagem do Brasil na Visão dos Viajantes.

O colóquio é organizado pelo Grupo de Pesquisa História do Paisagismo da Escola de Belas Artes e a Université de Rennes 2, França, com o apoio do Consulado da França no Rio de Janeiro, da Escola de Belas Artes/UFRJ, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do Grupo de Pesquisas SEL-RJ/PROARQ-FAU-/UFRJ e do Portal Vitruvius.

 

 

 

 

 

volta à primeira página