Barbosa Rodrigues em revista e debate
23/11/2012

barbosaO naturalista será tema de Encontros com a Pesquisa Especial e de edição especial da Revista Brasileira de História da Ciência, que será lançada na próxima terça, 27 de novembro, no Museu do Meio Ambiente.

João Barbosa Rodrigues está entre as figuras mais importantes da história da botânica brasileira. A trajetória desse naturalista e seu legado são tema de Encontros com a Pesquisa Especial, que acontece em 27 de novembro, às 16h, e traz para o debate as pesquisadoras Magali Romero Sá, doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Durham e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, e Ariane Peixoto, doutora em biologia vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do JBRJ e ex-diretora da ENBT.

Após o debate no Museu do Meio Ambiente, será lançada a edição especial da Revista Brasileira de História da Ciência, dedicada a Barbosa Rodrigues. A compilação de artigos é fruto do Seminário “João Barbosa Rodrigues: um naturalista brasileiro”, realizado na Escola Nacional de Botânica Tropical em 2009. Organizado por Alda Heizer e Magali Romero, o seminário contou com o apoio da FEMPERJ.

Pesquisador múltiplo, Barbosa Rodrigues dedicou-se a diversas áreas de conhecimento como a etnografia, a arqueologia, a zoologia, a fisiologia, entre outras. Na Amazônia, desenvolveu intensa pesquisa, especialmente com orquídeas e palmeiras. A relevância de suas pesquisas etnobotânicas lhe rendeu o cargo de diretor do Museu Botânico de Manaus e posteriormente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Em sua gestão, trouxe grandes mudanças para a instituição. Com grande interesse por espécies nativas do território brasileiro, organizou o Herbário, reformulou o Arboreto, criou a Biblioteca e estimulou a pesquisa científica, dando os primeiros passos na direção da consolidação do JBRJ como Instituto de Pesquisas.

Dia 27/11/2012
Encontros com a Pesquisa Especial, com Ariane Luna Peixoto (JBRJ) e Magali Romero Sá (Fiocruz) – 16h
Lançamento da edição especial da Revista Brasileira de História da Ciência – 18h
Museu do Meio Ambiente - Rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página