Jornada fotográfica por um planeta intocado
24/5/2013

sGenesis, exposição de fotografias de Sebastião Salgado, abre ao público na quarta-feira, 29 de maio, no Museu do Meio Ambiente e no Arboreto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

As 245 fotos que serão expostas no segundo andar do Museu e na aleia Candido Baptista são resultado de quase oito anos de trabalho do fotógrafo nesse projeto. Entre 2004 e 2011, foram mais de 30 viagens a regiões remotas do globo para registrar montanhas, desertos, mares, animais e povos que, de alguma forma, escaparam das marcas da sociedade moderna.

As fotos estão organizadas por ecossistemas, abrangendo o Sul e o Norte do planeta, santuários naturais como as Ilhas Galápagos no Equador, e as Ilhas Siberut na Indonésia, além de África, Amazônia e Pantanal. A curadoria é de Lélia Wanick Salgado, mulher de Sebastião Salgado e presidente do Instituto Terra. Sobre a exposição, o casal afirma: "Nosso objetivo é abrir os olhos do público para as maravilhas que podem ser encontradas na Terra, não somente aquelas que tivemos a oportunidade de encontrar e captar para o Genesis, mas também aqueles lagos, montes, parques e jardins que estão ao nosso alcance perto de nossas casas e representam nosso contato mais frequente com a Natureza. Afinal, é no dia-a-dia que começa a batalha da conservação."

O Museu do Meio Ambiente funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada no Museu é gratuita. A entrada no Arboreto custa R$ 6,00, com gratuidade para crianças até 7 anos e adultos a partir de 60 anos. Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008.

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página