"Aurora", de Murnau, no Cineclube do Jardim
25/1/2013

auroraO ciclo de filmes de escolha do público traz, nesta terça-feira, 29 de janeiro, um clássico do cinema mudo, ganhador do Oscar de Melhor Filme em 1929.

"Aurora" (Sunrise: a song of two humans), de 1927, é uma adaptação do conto “Viagem a Tilsit”, de H. Suderman. Uma excursão chega a um vilarejo trazendo entre os visitantes uma mulher sedutora, pela qual se apaixona um fazendeiro (George O'Brien ) casado . Para que fiquem juntos, eles tramam matar a esposa do fazendeiro afogada, simulando um acidente.

F. W. Murnau foi um dos principais nomes do expressionismo alemão, diretor de "Nosferatu" (1922) e "Fausto" (1926). Primeiro filme dirigido por ele em Hollywood, "Aurora" conquistou os Oscars de Melhor Filme, Melhor Atriz (Janet Gaynor) e Fotografia, e foi indicado ao de Melhor Direção de Arte. Também foi considerado pela revista Cahiers du Cinéma, em 1967, como a maior obra-prima da história do cinema.

O Cineclube do Jardim tem sessões sempre às terças-feiras, às 19h, no Centro de Visitantes, com acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.

 


 

 

 

 

 

voltar à primeira página