Associação de Amigos do Jardim Botânico oferece curso de “Plantas Medicinais”
25/3/2010

Estão abertas as inscrições para o curso, que acontece de 8 de abril a 24 de junho, na Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O curso têm caráter informativo e introdutório e é dividido em dois módulos. No primeiro, os participantes aprenderão a organizar cadernos de observação de campo, por meio de atividades lúdicas e noções de técnicas de desenho, para esboço rápido de campo. O segundo módulo foca a orientação do uso doméstico de algumas plantas e sua atuação no corpo humano, práticas de preparações caseiras e introdução ao cultivo de plantas medicinais em pequenos espaços, além de notas de observação que serão registradas no caderno de campo.

O objetivo do curso é divulgar o conhecimento científico e práticas tradicionais do uso seguro das plantas medicinais, identificar características das espécies, divulgar práticas de preparações caseiras, estimular o cultivo em área urbana e registrar estas práticas em cadernos de campo utilizando técnicas e materiais apropriados de artes visuais. Destina-se a todos que se interessam por plantas medicinais com seus diferentes usos e aplicações.

As aulas serão ministradas pelas professoras Ivone Manzali de Sá, mestre em etnobotânica e pesquisadora colaboradora do Museu Nacional/UFRJ, Claudia de Miranda, ilustradora botânica para trabalhos de pesquisa científica, Gláucia Saad, médica com residência em medicina preventiva e social (ENSP/Fiocruz) e Yara de Oliveira Britto, bióloga com especialização em fisiologia vegetal e responsável técnica pela Coleção Temática de Plantas Medicinais do JBRJ. As aulas acontecem sempre às quintas-feiras, das 9h às 12h para o módulo 1 e das 8h às 12h para o módulo 2. O curso custa três parcelas de R$ 180,00, mais R$30,00 de taxa de material, com 10% de desconto para associados da AAJB. As inscrições deverão ser feitas na sede da AAJB (Rua Jardim Botânico, 1008), ou pelo telefone: 2239-9742.

 

 

 

 

 

volta à primeira página