Seminário homenageia Graziela Maciel Barroso em 28 de junho
22/6/2012

Graziela Maciel BarrosoBiólogos, ecologistas e historiadores debatem, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o legado de Graziela Maciel Barroso, uma das mais importantes cientistas brasileiras do século XX, que completaria 100 anos em 2012.

A ciência botânica no Brasil e no mundo deve muito de seu desenvolvimento a Graziela Maciel Barroso (1912-2003). Por isso, seu trabalho foi reconhecido ainda em vida pelos pesquisadores da área, que lhe conferiram o título internacional de Botânica do Século, em 1999, e seus livros continuam a ser referência no estudo da flora tropical.

Agora, por ocasião de seu centenário, a grande dama da Botânica é homenageada no "Seminário Graziela Maciel Barroso, o legado de uma cientista do século XX", que acontece na Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 28 de junho, das 8h30 às 17h. Serão tratados temas como a relação entre gênero e ciências; o conservacionismo; e a construção do conhecimento botânico entre a prática e a memória.

O time de palestrantes é formado pelos historiadores Maria Margaret Lopes (MAST), Regina Horta Duarte, (UFMG) e Paulo Elian dos Santos (COC/Fiocruz); os biólogos Ariane Luna Peixoto (ENBT/JBRJ), Gustavo Martinelli (CNCFlora/JBRJ), Jimi Nakajima (Universidade Federal de Uberlândia), e Maria Regina de Vasconcellos Barbosa (UFPB), além da doutora em Ecologia Maria Margarida Fiúza de Melo (USP). A organização é das historiadoras Alda Heizer e Begonha Bediaga, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Inscrições gratuitas pelo e-mail alda.heizer@gmail.com
Informações pelos telefones 3204-2136 e 3204-2141

Veja a programação completa

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página