Jardim Botânico comemora Dia da Mata Atlântica com passeio na floresta
25/5/2007

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro organizará caminhadas na floresta em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, 27 de maio. A aventura será aberta ao público e acontecerá em uma trilha no morro das Margaridas, uma área adjacente ao conhecido Arboreto do Jardim. Estão programadas seis caminhadas com no máximo 10 pessoas que receberão informações sobre as plantas e animais que vivem na Mata Atlântica. Durante o percurso, que dura cerca de 40 minutos, os guias farão uma demonstração do trabalho que os pesquisadores realizam dentro da floresta.

As caminhadas pelas “Trilhas Guiadas” são organizadas anualmente pela equipe de botânicos do Programa Mata Atlântica do JBRJ, que há 19 anos realiza pesquisas em unidades de Conservação no Estado do Rio de Janeiro, 9 deles financiados pela Petrobras. As ações desenvolvidas pelo programa já resultaram no descobrimento de cerca de 30 espécies.

Os guias do Programa Mata Atlântica mostrarão aos visitantes as plantas exóticas e explicarão como se formam os nutrientes do solo, a reação da floresta aos distúrbios naturais, a identificação das espécies e como é feito o acompanhamento do seu desenvolvimento. Em uma parte da trilha, os participantes observarão a coleta de material no alto das árvores que será feita pelos guias com a utilização do rapel.

Estão programadas caminhadas para as 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. No dia 27 de maio, os interessados deverão se inscrever no Centro de Visitantes do Jardim Botânico. É aconselhável o uso de tênis e calça comprida.

Serviço:

Trilhas da Mata Atlântica (caminhadas guiadas)
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Inscrições: Centro de Visitantes
Dia: 27/05
Horário: das 9h às 16h
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008
Preço do ingresso para o Jardim Botânico: R$ 4,00

 

 

 

 

 

volta à primeira página