Jardim Botânico desenvolve modelo de gestão estratégica em parceria com a empresa de consultoria Intelligere
256/5/2009

O JBRJ está em plena fase de transformações e melhorias. Em parceria com a empresa de consultoria Intelligere, um novo projeto está em andamento com o fim de desenvolver e implantar um modelo de Gestão Estratégica. Esse modelo objetiva dotar o JBRJ de uma estrutura capaz de conceber, implantar e avaliar seu planejamento estratégico, permitindo o aprimoramento de sua gestão, por meio de instrumentos, ferramentas e métodos derivados de dois universos de conhecimento: a Gestão Estratégica e a Gestão por Indicadores de Desempenho.

Inicialmente, os consultores da Intelligere estão conduzindo um curso preparatório e, junto aos funcionários do JBRJ, identificando o conceito institucional por meio de uma articulação entre Missão, Ambiente e Capacitações. Nos encontros, que acontecem no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical desde 25 de maio, estão sendo definidos os objetivos estratégicos das diversas unidades envolvidas, como as Diretorias de Gestão, Pesquisa Científica e de Ambiente e Tecnologia, Escola Nacional de Botânica Tropical, Museu Botânico e Gabinete da Presidência.

Ao fim das definições e elaborações, será feita a preparação para colocar em prática o novo modelo de gestão. O intuito é trabalhar com segurança, facilidade e dedicação de todos que compõem e fazem crescer o JBRJ.

A Intelligere foi fundada por mestres e doutores oriundos do Grupo de Produção Integrada da Escola Politécnica / COPPE da UFRJ, uma das referências nacionais em Engenharia de Produção, a empresa mantém contato permanente com a Universidade para se manter a par das inovações tecnológicas e acadêmicas. Atualmente, as capacitações centrais da Intelligere estão no domínio da Engenharia de Gestão de Processos de Negócios e, em particular, a Governança Corporativa (Estratégia, Indicadores e Organização do Trabalho).

 

 

 

 

 

volta à primeira página