A fauna do Jardim Botânico em exposição
26/5/2010

Fotos, curiosidades e dados de pesquisas sobre os animais que habitam o Jardim Botânico do Rio de Janeiro poderão ser vistos pelo público de 31 de maio a 30 de junho, das 8h às 17h, no Centro de Visitantes.

A exposição "A Fauna no Jardim Botânico" apresenta a história, o trabalho e as pesquisas desenvolvidas pelo Projeto de Conservação da Fauna do JBRJ, que em 2010 completa cinco anos de atividade. As fotografias em exibição foram feitas no arboreto do Jardim por vários fotógrafos, entre os quais a coordenadora do Projeto, Cristiane Rangel, estagiários e colaboradores.

São imagens de tucanos, macacos, caxinguelês e uma variedade de outros bichos que o visitante pode encontrar livres no arboreto do Jardim Botânico do Rio. Essa fauna rica e abundante habita e frequenta o local graças à vizinhança de um remanescente de Mata Atlântica que funciona como corredor ecológico, ligando o Jardim ao Parque Nacional da Tijuca.

O Projeto Fauna teve início em 2005, quando Cristiane, que é bióloga com mestrado em Ecologia e especialista em animais silvestres, e o advogado Rodrigo Guardatti, hoje chefe de gabinete da instituição, uniram forças para cuidar dos animais do Jardim.

Atualmente, o Projeto tem como atribuições o socorro dos animais silvestres encontrados feridos ou doentes no arboreto e seu encaminhamento para veterinários, a identificação taxonômica das espécies animais do Jardim e o desenvolvimento de pesquisas em ecologia e monitoramento da fauna silvestre. Também orienta o público visitante em relação ao correto comportamento em relação à fauna.

O Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro fica na Rua Jardim Botânico, 1008.

 

 

 

 

 

volta à primeira página