JB apresenta balanço da participação na Semana Ciência & Tecnologia 2006
26/10/2006

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro integrou este ano a Semana de Ciência & Tecnologia, evento de âmbito nacional que ocorreu no período de 16 e 23 de outubro e congregou instituições técnico-científicas e de ensino de todo o país. A participação da instituição se deu em Eventos Integrados nos espaços Ciência em Guaratiba, no dia 17 de outubro, e Ciência no Aterro do Flamengo, no período de 19 a 22 de outubro, fruto do esforço conjunto de vários setores de diferentes diretorias como Curadoria de Coleções Vivas e Laboratórios Social e de Museologia, Horto Florestal, Herbário, Escola Nacional de Botânica Tropical e Núcleo de Educação Ambiental.

Em Guaratiba, assim como no Aterro, integrantes do Curso de Ilustração Botânica da ENBT e técnicos do Herbário ministraram oficinas em técnicas de ilustração botânica e confecção de exsicatas, divulgando a importância desses instrumentos para a ciência botânica e sua contribuição para os esforços de pesquisa e conservação da biodiversidade. No CIEP Heitor dos Prazeres, em Guaratiba, foram realizadas duas oficinas de cada modalidade, dirigidas ao público escolar, totalizando 160 atendimentos. No Aterro do Flamengo, as oficinas de ilustração e exsicatas totalizaram 279 atendimentos individualizados, sendo 114 ao público escolar e 165 ao público em geral.

Também no Aterro, o Jardim Botânico apresentou a exposição “Plantando História – Arte com Ciência”, que estabeleceu uma conexão entre espécies do arboreto e a história da instituição, ampliando a sua inserção para a própria história da nação. Tendo como ponto de partida o acervo fotográfico e o trabalho de resgate de informações históricas e científicas, elaborou-se uma composição com linguagem e formato adequados para divulgação científica, direcionada a um público não especializado. Integrando a exposição, foram oferecidas oficinas de plantio e arte, abordando aspectos da jardinagem como solo, regas, decoração, uso de diferentes materiais para plantio e arranjos de vasos. Essa atividade resultou de um trabalho integrado entre a Curadoria de Coleções Vivas e Laboratórios de Museologia e Social. Os eventos contaram com a participação de monitores formados pelos diversos cursos de capacitação oferecidos pelo Laboratório Social, sob a supervisão da equipe técnica dos setores envolvidos. As oficinas de plantio e arte totalizaram 1.590 atendimentos diretos.

O público total contabilizado que participou de todas as oficinas somou 2.029 pessoas atendidas direta e individualmente pelo JBRJ. Foram ainda doadas 3.610 mudas ao público, totalizando 5.639 atendimentos diretos. A visitação à exposição “Plantando História – Arte com Ciência” promoveu a divulgação a um público ainda maior ao longo dos quatro dias do evento.

“O Jardim Botânico teve uma participação destacada na Semana Nacional de Ciência & Tecnologia deste ano. Estão de parabéns as equipes que trabalharam pelo êxito na organização e realização dos eventos ocorridos em Guaratiba e no Aterro do Flamengo”, afirmou o presidente da instituição, Liszt Vieira.

Durante a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia de 2006, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro teve a oportunidade de divulgar suas atividades e sua contribuição para a sociedade brasileira com grande alcance entre os participantes e na mídia. Os dados oficiais da Semana serão conhecidos a partir do balanço geral que será divulgado pela Coordenação Nacional do evento.



 

 

 

 

 

volta à primeira página