JBRJ e UICN firmam termo de reciprocidade
27/4/2011

FotosCerimônia reuniu representantes das duas instituições no Centro de Visitantes na tarde de 26 de abril.

No evento, foi celebrado o acordo entre o JBRJ e a União Internacional de Conservação da Natureza, o qual permitirá ao CNCFlora utilizar categorias e critérios propostos pela UICN - e já amplamente aceitos no mundo - para a avaliação de espécies da flora ameaçadas de extinção.

Em sua fala, o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, ressaltou que a cerimônia também marcava a filiação do JBRJ à UICN. O coordenador regional da UICN na América do Sul, João Queiroz, frisou a importância dessa filiação e do acordo para o avanço na efetivação de programas e ações de conservação no país. O Brasil conta com um escritório da UICN desde 2010, em Brasília. O coordenador nacional da organização, Luiz Merico, lembrou que JBRJ e UICN já trabalharam juntos em projetos anteriores e que uma longa amizade aproxima as duas instituições.

Gustavo Martinelli, coordenador do CNCFlora, falou do trabalho do Centro até hoje e da relevância do acordo para que o país cumpra a meta 2 da Estratégia Global para Conservação de Plantas, e assim avance no cumprimento da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

Estiveram também presentes os diretores de Pesquisa Científica e de Ambiente e Tecnologia do JBRJ, Rogério Gribel e Guido Gelli, o chefe de Gabinete, Rodrigo Guardatti, a equipe do CNCFlora e pesquisadores da casa, além do diretor executivo da Conservação Internacional no Brasil, Fabio Scarano.

 

 

 

 

 

voltar à primeira página