“Outubro”, clássico de Eisenstein, no Cineclube do Jardim
27/7/2010

CartazA mostra “A história no cinema e o cinema da história” continua nesta terça-feira, 27/7, com a exibição de umas das obras-primas de Sergei Eisenstein.

O filme, em tom de documentário, narra os acontecimentos em Petrogrado, na antiga Rússia, desde o fim da monarquia, em fevereiro de 1917, até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. O foco é a Revolução de Outubro, com o ataque dos bolsheviques e a tomada do Palácio de Inverno.

Filmado em comemoração ao décimo aniversário da Revolução, Eisenstein recebeu grandes recursos e a infraestrutura necessária para a realização da película. O Palácio de Inverno, por exemplo, ficou a sua disposição durante meses e, como havia racionamento de energia, a cidade teve que permanecer sem luz durante várias noites em função do filme. O elenco de “Outubro” conta com Vladimir Popov, Vasili Nikandrov e Boris Livanov.

A exibição acontece às 19h, no Cineclube do Jardim, que fica no Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio, Rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.

 

 

 

 

 

volta à primeira página