Exposição “Árvores Notáveis” mostra a beleza da ilustração botânica
27/8/2009

florNeste fim de estação, em que se aproximam a primavera e a comemoração do Dia da Árvore (21/9), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro presenteia a cidade com a exposição “Árvores Notáveis”, de ilustração botânica. Serão cerca de cem trabalhos expostos no Centro de Visitantes de 29 de agosto a 27 de setembro, entre pinturas em aquarela e desenhos em grafite, retratando 57 espécies presentes no Arboreto do Jardim Botânico.

As obras foram selecionadas entre as trezentas publicadas no livro “Árvores Notáveis, 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro”, lançado em 2008. O livro está entre os dez finalistas em sua categoria – Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes –, para o Prêmio Jabuti 2009, cujo resultado será conhecido em 29 de setembro.

Na exposição, o visitante terá informações sobre a espécie que serviu de modelo para cada ilustração, com detalhes que auxiliem em sua identificação, como suas características físicas e procedência, além da técnica utilizada para retratá-la. Algumas espécies apresentadas poderão ser vistas em floração no Arboreto, como Sterculiaceaes, Tibouchinas e Ipês.

Os artistas Paulo Ormindo e Malena Barretto são professores do curso de Ilustração Botânica na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que hoje é referência nessa área. Ambos se especializaram pelo Royal Botanic Gardens of Kew, na Inglaterra. Malena coordena o curso na ENBT, e Paulo é também professor da Escola de Belas Artes da UFRJ.

A ilustração botânica é uma atividade imprescindível para a pesquisa botânica, uma vez que nem mesmo o registro fotográfico consegue dar conta da riqueza de detalhes e de todos os aspectos com que os cientistas necessitam lidar.

No Brasil, durante boa parte do século XX, a ilustração botânica em geral foi praticada por cientistas, que procuravam retratar os aspectos morfológicos, descuidando da parte visual. Mas a artista inglesa Margaret Mee foi um bom exemplo de união entre arte e ciência em perfeita harmonia, tendo inspirado diversos ilustradores. Hoje os cursos de Ilustração Botânica da ENBT atraem pessoas das mais diversas áreas além da biologia, como a comunicação visual, o design gráfico e o paisagismo.

A exposição Árvores Notáveis conta com apoio do banco BBM. O livro e o guia das espécies estão à venda na loja da Associação de Amigos do Jardim Botânico.


EXPOSIÇÃO ÁRVORES NOTÁVEIS
Abertura
sábado, 29 de agosto, às 11 horas

Exposição
até 27 de setembro de 2009
segunda a domingo, 8 às 17 horas

Centro de Visitantes,
Rua Jardim Botânico, 1008
(21) 3874-1808/3874-1215

 

 

 

 

 

volta à primeira página