Exposição de orquídeas no Jardim Botânico homenageia as mães
28/4/2006

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro realizará mais uma edição da exposição Orquídeas no Jardim, nos dias 5, 6 e 7 de maio, com uma homenagem especial às mães. A atração do evento será a apresentação de um híbrido artificial (Brassocattleya pastoral), criado em 1961 pelo brasileiro Rolf Altenburg, feito especialmente para florescer no Dia das Mães. Estarão expostas cerca de 5 mil flores das mais variadas espécies. O orquidário do Jardim Botânico, que esteve fechado por três meses para obras, reabrirá suas portas para a realização da exposição.

Durante o evento, o público também terá a oportunidade de visitar uma das mais importantes coleções de orquídeas do Brasil. Na estufa e no ripado do orquidário do jardim, estão registrados 3.580 exemplares de 600 espécies, algumas ameaçadas de extinção. A mostra Orquídeas no Jardim oferecerá gratuitamente ao público palestras, workshops e visitas guiadas. Os visitantes poderão ainda comprar plantas semelhantes às expostas.

Paralelamente à exposição, será apresentado o Projeto Cores que estuda a conservação de nove espécies de orquídeas brasileiras em risco de extinção. Uma das prioridades do projeto é a reintegração da Laelia lobata à pedra do Pão de Açúcar. Desenvolvido pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro há três meses, o Projeto Cores é financiado pela Petrobrás e ganhará um espaço ao lado da exposição com informações e fotos das orquídeas em extinção.

 

 

Serviço:
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Data: 5 a 7 de maio
Horário: das 8h às 18h
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008
Ingresso no Jardim: R$ 4,00
Visitas guiadas: diariamente, às 9h e 9h30. As senhas serão distribuídas no local da exposição.
Palestras e Workshops -
Sábado, dia 06/05:
- Workshop sobre ilustração Botânica, com Dulce Nascimento, das 10h às 13h. Vagas limitadas.
- Oficinas de cultivo, às 10h e às 15h
- Palestra “Orquídeas da Serra dos Órgãos”, por David Miller, às 11h
- Palestra “Hoffmannseggella, diversidade e cultivo”, por Kleber Lacerda, às 15h30
Domingo, dia 07/05: oficinas de cultivo, às 10h e às 15h.

 

 

 

 

 

volta à primeira página