A imaginação viaja na mostra A Natureza no Cinema
28/9/2012

2001A mostra A Natureza no Cinema exibe, neste fim de semana, a ficção científica “2001, uma Odisseia no espaço”, de Stanley Kubrick, e a animação “As aventuras do Príncipe Achmed”, de Lotte Reiniger.

Lançando em 1968, o filme “2001, uma Odisseia no espaço” tornou-se um clássico do gênero. Na trama, uma equipe de astronautas é enviada a Júpiter para investigar um enigmático monolito negro que parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. A exibição acontece no sábado, 29 de setembro, às 18h.

No domingo, 30, a sessão acontece às 10h30 com “As aventuras do Príncipe Achmed” (Die Abenteuer des Prinzen Achmed), primeiro longa-metragem de animação europeu, de 1929, baseado em conto das Mil e Uma Noites. A fabulosa viagem do Príncipe Achmed em seu cavalo alado é contada por meio de uma técnica inspirada nas famosas caixas de sombras da China.

A mostra A natureza no Cinema tem curadoria de Walter Lima Jr. e Stefania Fernandes. As exibições acontecem no Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Entrada gratuita.


 

 

 

 

 

voltar à primeira página