JBRJ é premiado em concurso nacional
30/3/2012

O projeto de Compras Compartilhadas Sustentáveis obteve o 4º lugar no 16º Concurso de Inovação na Gestão Pública. O resultado foi divulgado na cerimônia de entrega dos prêmios, dia 27 de março, no auditório da Enap, em Brasília.

A premiação foi presidida pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Miriam Belchior. Segundo a ministra "O concurso traz uma importante contribuição para o enfrentamento dos desafios da inovação no serviço público, ao identificar exemplos e modelos para a modernização da gestão que resultam em melhores serviços para os cidadãos e mais efetividade nas políticas públicas"

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro obteve a 4º colocação pelo desenvolvimento de um modelo de compra sustentável de 48 itens de material de expediente, compartilhado com dez órgãos da administração federal. O projeto permitiu uma redução de 50% no custo das aquisições em comparação ao sistema tradicional. A diretora de Gestão do JBRJ, Suindara Rodrigues Ney, representou a instituição na cerimônia.

Cinco área temáticas prioritárias foram selecionadas para esta edição do prêmio: atendimento ao cidadão; melhoria dos processos de trabalho; arranjos institucionais para coordenação e implementação de políticas públicas; gestão da informação e avaliação e monitoramento de políticas públicas. "É um incentivo para outras ações da gestão pública, além de ser um importante banco de experiências para os demais entes da federação", disse Miriam Belchior.

A ministra salientou ainda que as iniciativas premiadas são originadas "a partir de estratégias das instituições e inovações empreendidas e identificadas pelas próprias equipes de servidores". O projeto "e-Processo", da Receita Federal, ficou com o 1º prêmio, seguido pelo “Portal do Software Público”, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). Em terceiro lugar ficou o projeto “Spade-PRO – Sistema de Prospecção e Análise de Desvios em Exames (provas objetivas)", do Departamento de Polícia Federal, e, em quinto, o “Sistema de Registro Eletrônico de Ponto”, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Veja mais sobre a premiação no sítio eletrônico da Enap.

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página