Jardim Botânico realiza exposição de bromélias
30/11/2007

bromelia1O Jardim Botânico promoverá sua primeira Exposição de Bromélias, a I BroméliaRIO, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. A programação será variada e incluirá a premiação de bromélias escolhidas por um júri especializado que ficarão expostas no Bromeliário. Ao redor do lago da Restinga, dez quiosques serão montados para a venda de bromélias ao público. Durante a mostra, haverá ainda palestras sobre reprodução e cultivo, bromélias e dengue e bromélias da Mata Atlântica.
A coleção de bromélias do Jardim Botânico está presente nas estufas e canteiros do Bromeliário, espécies encontradas na Amazônia, Floresta Atlântica, restingas, caatinga, além de exemplares da América do Sul e Central. Sua principal estufa, totalmente reformada em 2006, possui condições climáticas ideais para a conservação da coleção e conforto dos visitantes, com ventilação e iluminação adequadas. A reforma do Bromeliário e a realização da I BromeliaRio têm o patrocínio da empresa Amil.
Além de adquirir exemplares, o público poderá conhecer espécies raras trazidas por grandes produtores e colecionadores. Ao mesmo tempo, a mostra chamará a atenção para a beleza e diversidade das bromélias e tentará desmistificar o estigma da dengue relacionado à planta. Ao público serão distribuídos os folhetos “Tudo o que você precisa saber sobre as bromélias e a dengue” e “Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de bromélias”.

bromelia2Serviço:

Exposição I BromeliaRIO
Dias: 7, 8 e 9 de dezembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008 (lago da Restinga, próximo ao Bromeliário)

Palestras
(Vagas limitadas, com distribuição de senha)
Dia: 8 de dezembro
Local: Centro Socioambiental (próximo ao Bromeliário)

10h- Breve histórico do Bromeliário do Jardim Botânico
Claudio Nicolleti – Jardim Botânico do Rio de Janeiro
11h- Reproduzindo e cultivando bromélias
Hélio Maurício Bitencourt – Sociedade Brasileira de Bromélias
14h- A bromélia e a dengue
Marcio Mocellin – UniRio
16h- Bromélias da Mata Atlântica
Rafaela Campostrini – Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

volta à primeira página