Cineclube do Jardim exibe trilogia indiana
31/7/2009

A Trilogia de Apu, do premiado diretor indiano Satyajit Ray (1921-1992), será apresentada no Cineclube do Jardim Botânico (Centro de Visitantes, rua Jardim Botânico, 1008), nos dias 4, 11 e 18 de agosto, sempre às 19h, com legendas em português. O cineasta Walter Lima Jr. conduzirá debates sobre os filmes em cada sessão.

Os três filmes – "O lamento da vereda" (Pather Panchali, 1955), "O invencível" (Aparajito, 1956) e "O mundo de Apu" (The world of Apu, 1959) foram aclamados internacionalmente, e são baseados em romances homônimos de Bibhutibhushan Bandyopadhyay. A trilogia conta a história do personagem Apu, desde as descobertas da infância, num pobre vilarejo bengalês, até a maturidade e os desafios de reconstruir laços afetivos.

Satyajit Ray é reconhecido como um dos grandes cineastas do século 20 pela elegância de sua direção e pelo enfoque humanístico de seus trabalhos. Em 1992, pouco antes de morrer, foi agraciado com um Oscar especial, o prêmio de honra da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, e também com o Bharat Ratna (A Jóia da Índia), maior honra concedida em seu país.

Trilogia de Apu – Programação:

Dia 4 de agosto, às 19h
O lamento da vereda (Pather Panchali), de S.Ray – India, 1955 – 126 minutos. Legendado.
Baseado no romance homônimo de B. Bandyopadhyay. Com Kanu Banerjee, Karuna Banerjee, Chunibala Devi.
A infância de Apu e sua irmã Durga, que juntos descobrem o mundo ao redor da pobre vila bengalesa onde nasceram. Filme ganhador das medalhas de ouro e prata em Nova Delhi (1955) e de outros 11 prêmios internacionais, entre eles o Best Human Document (Cannes, 1956) e Best Film and Direction (São Francisco, 1957).

Dia 11 de agosto, às 19h
O Invencível (Aparajito) –, de S.Ray – India, 1956 – 111 minutos. Legendado.
Baseado no romance homônimo de B. Bandyopadhyay. Com Pinaki Sen Gupta, Smaran Ghosal, Karuna Banerjee.
A mãe de Apu, mesmo com grande dificuldade financeira, consegue mandar o menino para a escola. Mas ele cresce, começa a trabalhar em outra cidade e se afasta cada vez mais da família. Vencedor do Leão de Ouro, Prêmio da Crítica e Prêmio Cinema Novo (Veneza, 1957), entre outros.

Dia 18 de agosto, às 19h
O mundo de Apu (The world of Apu) , de S.Ray – India, 1959 – 107 minutos. Legendado.
Baseado no romance homônimo de B. Bandyopadhyay. Com Soumitra Chatterjee, Sharmila Tagore, Swapan Mukherjee.
Já formado, Apu começa a escrever um romance, enquanto busca trabalho. Mas uma visita à cidade natal muda completamente sua vida. Logo ele se vê trilhando o mesmo caminho de seu pai, sacerdote. Vencedor da Medalha de Ouro do Presidente (Nova Delhi, 1959), Melhor Filme Estrangeiro do National Board of Review of Motion Pictures, EUA, 1960, entre outros prêmios.

Veja a programação completa do Cineclube para agosto e setembro.

Cineclube do Jardim - Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008
Tel.: 3874-1808

 

 

 

 

 

volta à primeira página