Jardim Botânico recebe 17ª edição da exposição Orquídeas na Primavera
31/8/2007

cartazA exposição Orquídeas na Primavera, que já levou cerca de 87 mil pessoas ao Orquidário do Jardim Botânico, ocorrerá de 6 a 9 de setembro. A cada nova edição da mostra, a família mais nobre das plantas atrai mais admiradores para o parque. Com cerca de 500 plantas, a exposição reunirá aproximadamente duas mil flores de várias cores, formas e tamanhos. O tema escolhido para este ano “A polinização das orquídeas” ressaltará a importância da preservação do ecossistema para a perpetuação das diversas espécies. A mostra será acompanhada por palestras, oficinas, workshop de fotografia e uma atração infantil, incluindo a venda das plantas nos quiosques.
O Orquidário do Jardim Botânico tem hoje uma das mais significativas coleções de orquídeas do Brasil, país que é o quarto do mundo em quantidade de espécies. Na estufa e no ripado estão registrados 4.780 exemplares, de 726 espécies, entre orquídeas ameaçadas de extinção, raras por seu tamanho ou pelo valor histórico (coletadas no início do século passado).
Na ilha central do Orquidário, estarão expostas as mais fantásticas orquídeas da exposição, segundo um júri de especialistas. O julgamento ocorrerá na noite anterior à inauguração e elegerá as três melhores plantas de mais de 70 categorias. Pela primeira vez, o júri contará com seis americanos, membros da American Orchid Society. “As orquídeas estão em constante aperfeiçoamento, por meio de novos cruzamentos. Um exemplar considerado ótimo há cinco anos pode estar ultrapassado hoje”, explica Maria do Rosário Almeida Braga, presidente da OrquidaRio, maior associação de orquidófilos da América Latina e organizadora da exposição.
Na 17ª edição da Orquídeas na Primavera o público também poderá votar no stand que achar mais bonito. Participarão da mostra doze orquidários do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Brasília, além de várias sociedades orquidófilas. O vencedor levará um prêmio confeccionado pelo designer de jóias Antonio Bernardo, mantenedor do Orquidário há 10 anos e realizador da exposição.
Um dos destaques da mostra será o Recanto dos perfumes, que reunirá exemplares de orquídeas com cheiros mais intensos. Será possível sentir aroma de chocolate, chiclete, lavanda e frutas cítricas, entre outros. O Recanto dos perfumes foi criado especialmente para os deficientes visuais com informações em braile.

Serviço

Local: Jardim Botânico
Data: 6 a 9 de setembro
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008
Horário: Das 8h às 17h
Ingresso do Jardim Botânico: R$ 4,00
Entrada franca para maiores de 65 anos, crianças até 7 anos, estudantes uniformizados da rede pública e deficientes, com direito a um acompanhante.
Informações: 2512-7204
Workshop de Fotografia Digital: Professor Maurício Seild, do Ateliê de Fotografia
Dias 7 e 8 de setembro, de 10h às 13h. Taxa de R$20,00
Palestras: Dia 7 de setembro, às 15h – “Cultivando plantas de qualidade” - Professor Carlos Keler. (30 vagas). Gratuito. Dia 8 de setembro, às 15h – “Cultivo orgânico de orquídeas” Professor Reinaldo Ilace (30 vagas)

 

 

 

 

 

volta à primeira página