Jardim Botânico recebe a mostra multimídia LIXOÚTIL

O lixo será protagonista de uma grande instalação temática que trata seus problemas e apresenta soluções aos grandes centros urbanos. A mostra, batizada de Lixoútil, será realizada no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de 02 a 16 de novembro, das 9h às 18h. A exposição pretende estimular o público a refletir sobre a geração do lixo, as diversas formas de amenizar seu impacto ambiental e explicar como boa parte dele pode ser útil à sociedade. A pré-estréia será no dia 1º de novembro, às 16h.

Em uma área de 300 m², poderão ser vistos módulos montados sobre diferentes suportes, parte deles feitos de materiais reciclados (krillon, papel, pet) ou reutilizados (pneus). Nesta instalação, é possível ao visitante entrar em um grande saco de lixo e encontrar formas originais de transformar o material descartado em matéria-prima valiosa. Em um outro ponto, um túnel mostra a trajetória de um rio, que nasce limpo até tornar-se poluído ao desembocar numa praia suja. O público pode ainda conhecer as diversas etapas de processamento do lixo até a fase final da reciclagem.

De maneira didática e interativa, a exposição mostra a diferença entre lixão e aterro sanitário; o tempo de decomposição de diversos materiais na natureza; como é feita a reciclagem de plásticos, alumínio, vidro e papel; a produção de energia vinda do lixo (biogás) e diversos outros temas.
A instalação será aberta ao público do Jardim Botânico e as escolas interessadas poderão agendar horários de visita para os estudantes. A mostra multimídia Lixoútil foi idealizada pela Do It Comunicação.

SERVICO “LIXOÚTIL”

Data: De 02 a 16 de novembro, das 9h às 18h
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Espaço Tom Jobim
Rua : Jardim Botânico, 1008 – Rio de Janeiro
Agendamento Escolar: 3874-1214
O ingresso do Parque custa R$ 4,00.

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página